• Vick

Arte como suspiro

[Victória Secco Pizzirani, 20 anos, feminino, estudante de Arquitetura e Urbanismo, voluntária do Projeto, @vick_pizzirani.]


O que é arte? Essa pergunta ecoa em meu ser desde o dia que a escutei.

Não sei a resposta e também acho que nunca conseguirei respondê-la por completo. Porém, quando eu penso no agora, dentro de todo esse cenário caótico em que estamos inseridos, vejo que arte é válvula de escape, é figurar o turbilhão de sentimentos presente em nosso ser, mas ao mesmo tempo ela é sombria e sufocante.

Usar um pedaço de papel, um computador, o muro de uma casa para expressar-se é extremamente libertador. É como se déssemos o último suspiro de oxigênio antes de um mergulho profundo. O êxtase de sentimentos, os inúmeros impulsos transmitidos em todas nossas terminações nervosas, toda aquela sensação de alívio e  vida presente em nosso corpo se manifestasse. Mas o depois...


Depois, nosso corpo se apaga, entra em colapso. Somos sufocados pelo nosso desespero  e cada vez mais afundamos. Como se aquilo que nos faz sentir e viver também fosse capaz de nos destruir.


A necessidade de ser produtiva, de se destacar ou até mesmo de se fazer presente gera uma cobrança absurda, uma quebra de expectativa gigantesca, na qual vamos cada vez mais rumo à escuridão. Como uma pedra amarrada em nosso tornozelo, um peso que não é seu, mas foi colocado ali, ligado a você de uma forma que não sabemos como desatar esse nó. Um peso que empaca, dificulta nosso avanço e evolução.


Não sei bem, mas eu sinto que a arte é como um último suspiro, pandemia é o mundo caótico e toda a escuridão profunda que nos afoga, e a pedra, ela é toda a expectativa e cobrança atribuídas a nós.  E como eu lido com isso? Não sei, talvez com arte.

E agora me conta, qual que é sua relação com a arte? Como você se sente dentro desse cenário? Por fim, como você lida com toda a expectativa atribuída à sua pessoa? São expectativas suas ou são imposições de terceiros?

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

E se...