Jazz e sua linguagem

[Juliana Veríssimo, 18 anos, cis, branca, estudante de Administração, @verissimo.juh IG]

|Texto revisado por Gabriela Martins e Gabriela Roberta |


Como um estilo musical, está presente na linguagem e na cultura de uma década, que foi tão marcante na história mundial.


No filme La La Land podemos ver que o jazz está presente na maior parte da trama e,por conta disso, podemos lembrar da sua influência nos anos 20 no pós guerra, onde a música e a sociedade mudaram drasticamente.

Sua influência foi bem abrangente, indo desde a moda até uma forma de comunicação. O jazz influenciou muito na moda, pois após a guerra todas as pessoas da época procuraram maneiras de esquecer esse ocorrido tão traumatizante. Sendo assim, começaram a surgir os bordéis e um estilo musical, que até pouco tempo era conhecido apenas pelos afroamericanos.

A linguagem está presente no jazz, principalmente pelo fato de muitos dos músicos não falarem a mesma língua, desse modo eles se comunicavam pela música e seus improvisos. Além disso, no filme vemos como o jazz passou a ser um estilo musical que com o tempo foi "esquecido" e Sebastian, um dos protagonistas do longa, tenta mostrar para todos a sua volta como o jazz não deveria ser esquecido e que é importante ter um bar com essa temática. No filme podemos ver também que alguns dos números musicais tem uma trilha sonora que lembra a do jazz, com muitos swing e improvisos.

Mas em certa parte do filme, vemos que Sebastian meio que desiste do seu sonho e vai trabalhar numa banda onde o jazz é completamente diferente daquele que ele tanto admirava, pois foi completamente modificado para os dias atuais e foi comprado como um produto por todas as pessoas que gostavam de um jazz, mas com um pouco de eletrônica.



E vocês? Sabiam desse estilo de linguagem? Acham que tem outro estilo musical que teve essa mesma influência?


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo